Foto: PMI
Vítima passou a noite presa entre pedras ao norte da Praia Brava
O vereador de Itajaí Otto Luiz Quintino Junior, conhecido como Otto da Farmácia (PSD), foi resgatado após passar quase nove horas preso no mar junto a pedras no costão ao norte da Praia Brava, no Litoral Norte de Santa Catarina. Ele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) na manhã dessa quinta-feira (6).
Segundo o relato de Otto, ele caminhava sozinho sobre os costão na trilha do Canto do Morcego na noite de quarta-feira (5), quando por volta das 22h de desequilibrou e sofreu uma queda. Ele passou a noite dentro da água entre as pedras e foi resgatado somente na manhã seguinte, quando foi avistado por esportistas, que lhe deram um colete salva-vidas e chamaram os bombeiros.
O vereador foi retirado do mar por volta das 6h30 por uma moto-aquática do Grupamento de Busca e Salvamento (BGS) de Balneário Camboriú, nas proximidades da Praia da Solidão. A vítima tinha tremores causados pelo cansaço físico e uma provável hipotermia, além de diversas escoriações pelo corpo e um corte na cabeça.
Otto foi resgatado orientado, e relatou aos bombeiros que sentia frio e dores pelo corpo, além de ter a boca seca, cansaço e que acabou ingerindo água do mar, mas não sofreu episódios de afogamento enquanto estava na água. Após receber curativos nos ferimentos e ter a temperatura corporal controlada, ele foi levado ao Hospital Marieta Konder Bornhausen para atendimento especializado.
Em nota, o PSD de Itajaí informou que o vereador já recebeu alta: “O PSD de Itajaí informa que o vereador Otto da Farmácia sofreu um acidente na noite de ontem enquanto caminhava na Praia Brava, escorregando e ficando preso nas pedras do costão, sendo resgatado no início da manhã desta quinta-feira (06). Otto foi levado ao hospital Marieta com alguns ferimentos, mas já recebeu alta e se recupera em casa junto a sua família. Desejamos que o vereador restabeleça sua saúde o quanto antes para seguir na luta em prol do povo itajaiense”.
SC amplia vacinação contra dengue para jovens de 15 e 16 anos
Decisão da Secretaria da Saúde pretende aumentar a cobertura vacinal no estado
Santa Catarina ampliará a faixa etária da vacinação contra a dengue. A decisão foi tomada nessa quinta-feira (6) durante a primeira reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne a Secretaria de Estado da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. Com a mudança, os municípios que já vacinam adolescentes de 10 a 14 anos poderão estender a imunização para jovens de 15 e 16 anos. A medida busca aumentar a cobertura vacinal no estado e reforçar a prevenção contra a doença.