23 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Turismo

Vereador sugere que trilhas sejam cuidadas pela iniciativa privada; entenda

Florianópolis é cercada por muita natureza e belas paisagens, que permitem aos moradores e turistas experiências em trilhas e caminhos que levam às praias.

O local também é usado para educação ambiental. Estudantes do bairro Campeche já se aventuravam nesta manhã de segunda-feira (21) pela trilha. Uma iniciativa da professora Claudia, que costuma planejar interações da sua turma com o meio ambiente.

No início da trilha do Morro do Lampião, é possível notar a presença de alguns moradores que fazem parte deste estilo de vida. Essa trilha, assim como outras na Capital, integram um documento de indicação de concessão privada, enviado ao prefeito por um vereador de Florianópolis.

“Nós queremos empresas privadas que possam adotar as trilhas de Florianópolis como várias empresas adotaram várias praças, ninguém paga pra entrar numa praça, mas então o que a empresa ganharia em troca? Ela vai poder explorar economicamente a trilha, colocando lixeiras, placas informativas, enfim” afirmou Ricardo de Souza, Vereador de Florianópolis.

 

A ideia é que a prefeitura permita que esses locais, considerados áreas de preservação, sejam adotados e explorados economicamente. Florianópolis possui 11 unidades de conservação, dessas, sete possuem plano de manejo, ou seja, há empresas que utilizam o local e participam da administração e controle florestal. No caso das trilhas, a União também possui papel central, já que todas elas vão parar nas praias, que pertencem ao Território Federal.

“Nesse Edital, junto com a Fundação do Meio Ambiente e também a nossa Floran, vão colocar o que a empresa, a contrapartida, da empresa e daí nós não abriremos mão de duas coisas: a preservação da Fauna e da Flora e principalmente a segurança. O município, o Estado e a União, em termos de preservação, os três institutos trabalham em plena comunhão”, concluiu o Vereador. A sugestão ainda será analisada pelo prefeito de Florianópolis em debate com a comunidade.

Veja na reportagem de Júlia Matos para o SC Acontece:

Foto: Sul de Floripa/Reprodução