12 de dezembro de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Vereadores de Lages beneficiados com projeto de auxílio alimentação

A última sessão ordinária do ano marcada pela polêmica aprovação de PL em benefício próprio dos vereadores / Foto: Reprodução

O assunto repercutiu durante a semana em Lages, quando entrou em tramitação o Projeto de Lei de nº 0179, que institui aumento dos valores do auxílio alimentação. A normativa beneficia os funcionários. No entanto, a partir de uma manobra que leva a assinatura do presidente da Casa, Aldori Freitas (Freitinhas), Dr. Heron Anderson de Souza, Roberto Roque (Robertinho), e José Osni (Tio Zé), o PL incluiu também os vereadores. Durante o ano, bem que alguns tentaram aumentar os próprios salários. Só desistiram devido à forte pressão popular. Desta vez, não se intimidaram, e agregaram em seus vencimentos cerca de R$ 1,8 mil, a partir da aprovação do auxílio alimentação, na última sessão ordinária do ano, nesta terça-feira (10). Por mais que a comunidade estivesse contrária, prevaleceu o interesse pessoal de vários vereadores, para ter em 2025, o adendo do vale alimentação. Um disparate. Pois, sabe-se que a Constituição não permite o pagamento de benefícios fora dos vencimentos estipulados. Tal benefício é concedido apenas aos servidores que trabalham de seis a oito horas diárias. No caso dos edis, não se encaixa. Difícil entender como a Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR), deu parecer favorável. Aliás, o presidente, Jean Felipe Silva de Souza, está entre os votantes pela aprovação, mesmo não tendo sido reeleito para a próxima legislatura. A indignação tomou conta de muitas pessoas, que se manifestaram através das redes sociais.

Mudanças no comando do turismo catarinense

Evandro Neiva, no início do ciclo como Secretário de Turismo / Foto: Instagram

A Serra Catarinense sentiu os avanços no turismo nestes dois primeiros anos de governo, a partir de ações diferenciadas, e que deram mais visibilidade à Região. Os empreendedores acreditaram e investiram. A Serra, hoje, tornou-se protagonista para os visitantes, em qualquer época do ano. A expectativa é de que não haja mudanças radicais, devido à troca de Secretário. Evandro Neiva cumpriu bem o papel na função, e deixa a Pasta de forma antecipada, para ajustar a transferência para a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú. A curiosidade está na troca dos papéis, ligada à cidade litorânea. O atual prefeito, Fabrício José Satiro de Oliveira (PL), irá assumir a titularidade, assim que deixar a Prefeitura, em 31 de dezembro. Por hora, quem permanece no comando da Secretaria, no Governo, é a adjunta Catiane Seif. O primeiro ato do novo titular deverá ser o lançamento da Estação Verão.

MDB confraterniza

Deputado federal Carlos Chiodini reassume a presidência do Partido em SC / Foto: Instagram

O MDB catarinense deixou para este último mês do ano para confraternizar e promover mudanças internas, em conjunto com os prefeitos e vices eleitos em 2024. O encontro foi no dia 9 de dezembro, e contou com a participação de todos os membros do diretório, junto à Associação dos Servidores do Badesc (ASBADESC), em Florianópolis. Entre as novidades, a retomada da presidência estadual, de parte do deputado federal Carlos Chiodini. Até então, Valdir Cobalchini era que estava no comando. Imagina-se agora, que ele deva ter algum protagonismo dentro do governo de Jorginho Mello. O MDB elegeu no Estado 70 prefeitos, 59 vice-prefeitos e 741 vereadores.