6 de abril de 2025
TVBV ONLINE
Esportes

Verstappen desbanca a McLaren e conquista a pole position do GP do Japão

Holandês da Red Bull brilhou no Q3 e deixou Lando Norris em segundo lugar; Gabriel Bortoleto é o 17º do grid

Max Verstappen conquistou neste sábado (5) a pole position do Grande Prêmio do Japão. A etapa em Suzuka é a terceira da temporada 2025 da Fórmula 1.

Mesmo diante do favoritismo da McLaren, o holandês da Red Bull fez valer seu talento e assegurou o primeiro lugar no grid de largada com o tempo de 1:26.983, quebrando o recorde da pista. É a quarta pole consecutiva do tetracampeão em Suzuka.

Com o feito, Verstappen deixou os dois carros da McLaren para trás. Lando Norris ficou em segundo com 1:26.995, com Oscar Piastri em terceiro com o tempo de 1:27.027. Na outra Red Bull, Yuki Tsunoda largará em 15º lugar.

 

Na Ferrari, Charles Leclerc ficou com o quarto lugar, enquanto Lewis Hamilton foi o oitavo. A Mercedes teve George Russell em quinto e Andrea Kimi Antonelli em sexto. Completando as dez primeiras posições, Isack Hadjar (Racing Bulls) foi sétimo, com Alexander Albon (Williams) em nono e Oliver Bearman (Haas) em décimo.

Em que posição larga Gabriel Bortoleto?

O brasileiro Gabriel Bortoleto foi o 17º colocado, eliminado no Q1 com o tempo de 1:28.622. Apesar de não ter avançado ao Q2, o brasileiro da Sauber se mostrou satisfeito com o desempenho. Nico Hulkenberg, companheiro de equipe de Bortoleto, foi o 16º.

Como foi a classificação

Isack Hadjar viveu momentos de relativo drama ao longo do Q1, com problemas dentro do carro. “Eu não sei o que há de errado comigo. Quero dizer, eu não consigo me concentrar. Tem muito tempo para tirar na volta, mas o carro está simplesmente está impossível de pilotar”, desabafou o francês da Racing Bulls no rádio. No fim, voltou para os boxes para tentar resolver o problema e passou para o Q2 em 13º.

Oscar Piastri foi o mais rápido do Q1, com George Russell em segundo e Lando Norris em terceiro. Os eliminados foram: Nico Hulkenberg (Sauber) em 16º, Gabriel Bortoleto (Sauber) em 17º, Esteban Ocon (Haas) em 18º, Jack Doohan (Alpine) em 19º e Lance Stroll (Aston Martin) em 20º.

O Q2 foi marcado por mais um foco de incêndio no gramado à beira da pista, provocando uma bandeira vermelha – a quinta ao longo do fim de semana em decorrência do quesito. Desta vez, Lando Norris liderou, com George Russell em segundo e Max Verstappen em terceiro.

Entre os eliminados, dois dos nomes de destaque do fim de semana: Liam Lawson em 14º e Yuki Tsunoda em 15º. À frente do dois, ficaram Pierre Gasly (Alpine) em 11º, Carlos Sainz (Williams) em 12º e Fernando Alonso (Aston Martin) em 13º.

Logo nas primeiras tentativas do Q3, Oscar Piastri marcou 1:27.052 e assumiu o primeiro lugar – Max Verstappen, a 0.226, era o segundo colocado. Terminada a primeira rodada, os pilotos teriam pouco mais de 6 minutos para tentar novos tempos. Na última tentativa, Lando Norris fez 1:26.995 e assumiu o primeiro lugar. Mas aí Max Verstappen surpreendeu: fez 1:26.983 e desbancou a dupla da McLaren para conquistar a pole position.

Agora, os pilotos voltam à pista neste domingo (6) para a corrida, com largada às 2h (horário de Brasília). Você assiste à prova ao vivo na TVBV, no Bandplay, e no Band.com.br.

Veja o grid de largada para o GP do Japão:

  1. Max Verstappen – Red Bull
  2. Lando Norris – McLaren
  3. Oscar Piastri – McLaren
  4. Charles Leclerc – Ferrari
  5. George Russell – Mercedes
  6. Kimi Antonelli – Mercedes
  7. Isack Hadjar – Racing Bulls
  8. Lewis Hamilton – Ferrari
  9. Alexander Albon – Williams
  10. Oliver Bearman – Haas
  11. Pierre Gasly – Alpine
  12. Fernando Alonso – Aston Martin
  13. Liam Lawson – Racing Bulls
  14. Yuki Tsunoda – Red BUll
  15. Carlos Sainz – Williams
  16. Nico Hulkenberg – Sauber
  17. Gabriel Bortoleto – Sauber
  18. Esteban Ocon – Haas
  19. Jack Doohan – Alpine
  20. Lance Stroll – Aston Martin

           

             

VÍDEO: Avião de pequeno porte faz pouso na BR-101 em Santa Catarina

Não houve vítimas, segundo o CBMSC

Um avião de pequeno porte precisou fazer um pouso de emergência na BR-101 em Garuva, no note de Santa Catarina. O fato ocorreu no final da manhã deste sábado (5). Segundo a concessionária da rodovia, uma faixa precisou ser interditada no sentido Curitiba.

Continue lendo