Australiano da McLaren chegou a liderar, mas bicampeão retomou o primeiro lugar e não perdeu mais
Max Verstappen venceu neste sábado (29) a corrida sprint do Grande Prêmio da Bélgica, em Spa-Francorchamps. Oscar Piastri (McLaren) foi o segundo colocado, com Pierre Gasly (Alpine) em terceiro.
A etapa é a 12ª da temporada 2023 da Fórmula 1. Foi a 14ª vitória da Red Bull em 14 corridas no ano, sendo 11 em corridas principais (as que valem para as estatísticas oficiais) e três em corridas sprint.
Apesar do favoritismo e da vitória, Verstappen chegou a ser ameaçado na primeira metade das 11 voltas da prova – seriam 15, mas as primeiras foram realizadas atrás do safety car por segurança. Com o asfalto úmido e uma largada lançada, boa parte do grid optou por entrar nos boxes assim que o carro-madrinha recolheu.
Oscar Piastri entrou e colocou pneus intermediários. Verstappen permaneceu e parou na volta seguinte. Melhor para o australiano, que assumiu o primeiro lugar.
No entanto, um novo safety car jogou a favor do bicampeão, após um acidente de Fernando Alonso (Aston Martin) na quinta volta. Os pilotos relargaram na volta seguinte, e o holandês superou o rival da McLaren. Aí, não perdeu mais a posição.
Com um desempenho competitivo, a Ferrari terminou com Carlos Sainz em quinto lugar e Charles Leclerc em sexto. Completando a zona de pontuação, Lando Norris (McLaren) foi sexto, Lewis Hamilton (Mercedes) foi sétimo e George Russell (Mercedes) foi oitavo.
Os pilotos agora voltam à pista neste domingo para a largada da corrida principal do Grande Prêmio da Bélgica, marcada para as 10h. A Band-TVBV transmite a prova ao vivo.
Veja o vídeo da largada
Vitória de Verstappen
Fonte: Band
Foto: Reprodução