Rodoviária da capital gaúcha alagada. Imagem: Divulgação
Não existe previsão de retorno para a normalização das linhas de ônibus e aéreas
Desde que a cheia do Guaíba atingiu a rodoviária de Porto Alegre, no último sábado (04), as viagens de ônibus de Santa Catarina para a capital gaúcha seguem suspensas em virtude das fortes chuvas que têm atingido a região. As empresas de ônibus responsáveis pelo trajeto entre os dois estados acreditam que a situação modifique até a próxima quinta-feira (9), mas não existe data para o retorno.
O mesmo quadro é registrado no Aeroporto Internacional Salgado Filho, que está inundado e está fechado por tempo indeterminado. A cheia do Guaíba atingiu diversas áreas do terminal aeroviário que ficaram sob água e as imagens impressionam.
A informação foi confirmada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) na última segunda-feira (6). Através de nota a associação destacou que “Não há previsão de retomada. Para a segurança de todos, o terminal de passageiros está fechado.”
A associação informou ainda que as empresas associadas cancelaram os voos com origem e destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso. Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso das passagens que tinham como destino a capital gaúcha.