11 de dezembro de 2024
TVBV ONLINE
Bombeiros

Vídeo: Incêndio em carro elétrico abala estrutura de residência

A laje da casa desabou. Imagem: CBMSC.

Devido a alta temperatura da bateria em chamas os bombeiros precisaram utilizar cerca de 21 mil litros de água para controlar a situação

O incêndio foi registrado no Bairro Potecas, São José, na madrugada desta quarta-feira (13). Quando os bombeiros chegaram ao local encontraram uma garagem, de uma casa de três andares, tomada pelas chamas. No interior estavam um veículo elétrico e uma motocicleta. Os moradores da casa e de uma edícula conseguiram sair a tempo.

O fogo estava restrito a garagem mas devido à presença do veículo elétrico foi intensificado pela composição química da bateria, feita de íons de lítio, que também dificulta o combate as chamas. Como a bateria libera substâncias tóxicas e a alta temperatura os militares combatem o fogo de fora da estrutura, pois também havia risco de colapso da estrutura

A ação foi concentrada no veículo elétrico que apresentava fogo intenso no compartimento da bateria devido as reações químicas. Água foi utilizada em abundância, no total foram empregados 21.500 litros. Seis viaturas dos bombeiros dos quartéis de São José, Biguaçu e Estreito participaram do trabalho.

Devido à alta temperatura gerada pela queima da bateria do veículo elétrico ocorreu o colapso da laje sobre o carro. Com isso o rescaldo para a finalização da ocorrência foi prejudicado. Após a finalização da ocorrência a estrutura foi interditada para posterior avaliação.

Incêndios em carros elétricos

As chances de um veículo elétrico pegar fogo são menores que as de um carro com combustível líquido. Em caso de um incêndio em um veículo elétrico o tempo de resgate é maior se comparado aos de combustão que pode apresentar vazamento de combustível. Um estudo realizado por uma seguradora de seguros dos Estados Unidos aponta que um veículo elétrico tem 61 vezes menos chance de pegar fogo em comparação aos carros com outros combustíveis.

Para minimizar riscos é recomendada a manutenção regular na rede autorizada e uma cuidadosa inspeção dos sistemas elétricos no caso de submersão do veículo ou acidentes. Os veículos são projetados para suportar contato com a água, desde que o líquido não ultrapasse a soleira da porta ou não circule em áreas alagadas. Em caso de incêndio o veículo deve ser evacuado, as pessoas devem se fastar e acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone de emergência 193.

           

             

Vídeo: Operação desarticula quadrilha de furto de caminhões

Os criminosos roubavam caminhões em SC e adulteravam os veículos no RS

A operação foi realizada na manhã desta quarta-feira (13) por uma força conjunta formada pelas polícias Civis de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Polícia Rodoviária Federal (PRF). O objetivo foi desarticular uma quadrilha especializada em roubo e adulteração de caminhões. Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão no…

Continue lendo