Imagens: PCSC
José de Lima sofreu traumatismo craniano na véspera do Ano Novo e morreu após 14 dias internado
A Polícia Civil (PCSC) indiciou um rapaz de 18 anos pela morte de José Divan Manoel de Lima, de 43 anos, que morreu após ser atropelado por uma moto elétrica na noite de 31 de dezembro de 2024 em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. O indiciado deve responder pelo crime de homicídio.
De acordo com o delegado Ícaro Malveira, responsável pela investigação do caso, a PCSC concluiu que o infrator assumiu o risco de produzir o resultado morte, já que ele transitava em alta velocidade enquanto apostava um “racha” com outro ciclomotor.
De acordo com a PCSC, o indiciado pilotava uma moto elétrica de 3000w, que atinge uma velocidade máxima de 80 km/h. Para pilotar o veículo, é exigida uma CNH de categoria A ou uma Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), sendo que o investigado não possuía nenhuma das duas.
A equipe de investigação da Delegacia de Polícia de Itapema analisou as imagens do atropelamento, constatando que a vítima transitava normalmente sobre a faixa de pedestres da ciclovia quando foi atingida pelo ciclomotor em alta velocidade.
Além da análise das imagens, diversas testemunhas foram ouvidas e foi realizada perícia no ciclomotor utilizado no delito. O indiciamento será agora analisado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que decide se cabe ou não a denúncia.
Entenda o caso
O acidente que resultou na morte de José Divan Manoel de Lima ocorreu por volta das 20h55 da noite de 31 de dezembro de 2024. A três horas da Virada de Ano, o Calçadão de Meia Praia, em Itapema, estava repleta de pessoas aguardando o show de fogos.
Imagens de câmeras de monitoramento obtidas pela Polícia Civil mostram o momento em que uma primeira moto elétrica aparece transitando em alta velocidade na ciclovia. Logo em seguida, é possível ver José pisando na faixa de pedestres para atravessar, quando é atingido bruscamente pelo segundo ciclomotor em alta velocidade.
Com o impacto, a vítima sofreu um traumatismo craniano. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), o condutor da moto elétrica permaneceu no local logo após o acidente. Ele estava assustado e recusou atendimento médico.
José Divan ficou 14 dias internado em estado grave, mas faleceu na manhã do último dia 14 de janeiro.
Veja imagens do atropelamento
Homem morre em grave colisão no Norte de Santa Catarina
Vítima bateu de frente contra caminhão na BR-280
Um homem de 39 anos morreu na manhã desta terça-feira (11) e outro ficou ferido em uma grave colisão registrada na BR-280 em Irineópolis, no Norte de Santa Catarina.