Foto: Clínica da Coluna
Uso prolongado de mochilas pesadas coloca em risco a saúde de crianças e adolescentes a longo prazo
As aulas nas redes estadual e municipal de ensino já começaram, porém tem pais de alunos que ainda não compraram todo o material escolar. Um dos itens que precisa ser de qualidade e duradouro é a mochila. Geralmente, as crianças gostam de mochilas grandes e estampas bonitas.
Porém, o especialista em ortopedia pediátrica e cirurgia da coluna, Dr. André Andújar, destaca que os pais devem prezar por outras características, como leveza, com alças acolchoadas e ajustáveis, ou aquelas com cinto abdominal para uma melhor distribuição do peso. Além disso, é importante que haja o incentivo ao jovem de levar apenas o material necessário para o dia, organizando o conteúdo da mochila.
“O ideal é utilizar sempre as duas alças nos ombros, que a mochila esteja bem próxima às costas da criança e ao nível da transição entre a coluna torácica e a lombar (mais precisamente ao nível de L2 – a segunda vértebra lombar). Os materiais mais pesados também devem estar acondicionados mais próximo das costas da criança”, comenta Andújar.
Cuidar da saúde da coluna desde a infância é um investimento na qualidade de vida futura. Praticar atividade física regularmente, cultivar o hábito de uma alimentação saudável, evitar uso das telas até tarde da noite e dormir bem, evitar o sobrepeso são dicas importantes para garantir que o retorno às aulas seja produtivo, seguro e saudável. A Clínica da Coluna de Florianópolis conta com oito médicos especialistas em coluna vertebral e está à disposição para orientações e consultas, garantindo que cada criança e adolescente possa crescer com uma coluna saudável e forte.
Avaí e Figueirense se reencontram e apenas um seguirá no Campeonato
Um dos pontos a serem tratados para o clássico é a segurança
Na última rodada da fase classificatória do Campeonato Catarinense 2025, Figueirense e Avaí saíram derrotados e se enfrentarão nas quartas de final do torneio. O jogo está marcado para o próximo sábado (1), às 16h, no Estádio da Ressacada.